STR e Cetap organizam dia de Campo na Capela de N S de Fátima
No dia 28 de agosto aconteceu Dia de Campo na Capela de Fatima, Fazenda da Estrela, o objetivo segundo os organizadores foi difundir as informações sobre melhoramento de pastagens, abelhas nativas sem ferrão e culinária com frutas nativas, o evento foi e organizado pelo STR e CETAP.
Jeferson Vanzetto, técnico agrícola do STR, destaca que na parte da manha o grupo foi dividido em duas equipes onde as mulheres participaram da oficina com pratos a partir das frutas nativas, pratos esses que foram servidos no almoço e lanche da tarde e por sinal muito bons, o outro grupo realizaram visitas em propriedades que trabalham com melhoramento de pastagens e recuperação de áreas degradadas com introdução de espécies forrageiras para melhorar as condições do solo e a oferta de alimento aos animais.
Durante a manha, Jeferson destaca que o grupo contou com a presença de Jaqueline engenheira agrônoma que falou sobre a disseminação do projeto Rural Sustentável do BID onde o STR e o CETAP trabalham em parceria a algum tempo cadastrando propriedades nesse projeto e levando com isso novas oportunidades de conhecimento e tecnologias para que esses produtores possam inserir em suas propriedades.
Vanzeto salienta que integrantes do CETAP falaram sobre abelhas nativas sem ferrão e sua importância em nosso meio, tanto como produtora de alimentos como de mel, pois é responsável por grande parte da polinização das culturas e, além disso, produz um mel que é fitoterápico que é benéfico para a saúde.
Alunos e professores da escola João Becker participaram das palestras e oficinas. Ele parabeniza os professores pela iniciativa de sair da sala de aula e levar seus alunos para aprender novas praticas, pois uma escola do campo deve se mostrar diferenciada das demais e proporcionar essas novas experiências para que os estudantes possam aprender e possam levar até suas casas novos conhecimentos.