PROGRAMA RURAL SUSTENTÁVEL

PROGRAMA RURAL SUSTENTÁVEL

Por Jeferson Vanzetto de Carvalho

 

O dia de campo foi realizado pelo CETAP, instituição essa que elabora e acompanha os projetos aprovados pelo BID (Banco interamericano de Desenvolvimento), esse projeto visa recuperar áreas degradadas com a introdução tanto de pastagens como de arvores nativas ou exóticas para produção de lenha ou semente (frutos), sendo que o produtor recebe uma quantia por ter essa tecnologia implantada em sua propriedade.

O objetivo do projeto é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal utilizada por pequenos e médios produtores rurais nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, promovendo o desenvolvimento rural sustentável com aumento de renda e produtividade aliada a conservação do solo.

A área visitada dia 25 de Outubro foi na Capela de Fátima, Fazenda da estrela onde a família trabalha com pecuária de corte extensiva e a tecnologia implantada foi a Recuperação de área degradada com pastagem (azevem, aveia preta, trevo branco, trevo vermelho e capim lanudo), contou coma presença de 75 pessoas entre elas alunos de Técnico em Agropecuária e Agronomia do Instituto Federal e produtores do município.

Esses dias de campo servem também para que novos produtores possam participar do projeto, já que foram apenas 5 unidades multiplicadoras onde estão sendo realizados os dias de campo e a partir dessas visitas mais 48 propriedades poderão introduzir essas tecnologias. Todos os produtores que participaram são associados do STR que vem fazendo esse trabalho em parceria com o CETAP para melhorar as condições de renda dos associados e de conscientização para conservação do meio em que vivemos.

E que bom que os alunos do Instituto federal participam dessas atividades, pois alem de servir de aprendizado para troca de experiências com os produtores, as visitas servem também para conhecimento da realidade do nosso município e principalmente do agricultor familiar.

Acho que não só os alunos mais toda comunidade e região saiu ganhando com a instalação do Instituto em Vacaria.