Vacaria sediou pela primeira vez Audiência Pública, nessa segunda-feira, 09 onde se abordou os impactos dos Agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.
O evento foi realizado na Casa do Povo e organizado pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Agrotóxicos com a Federação dos Trabalhadores e Assalariados Rurais – Fetar RS e contou com a participação de representantes dos municípios de Antônio Prado, Bom Jesus, Muitos Capões, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Roma do Sul, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Vacaria.
Noedi Rodrigues da Silva, procurador do trabalho e coordenador do Fórum Gaúcho de Combate aos Agrotóxicos fala dos encaminhamentos desse evento, dentre os quais se destacam, a preocupação crescente de vários segmentos com o tema agrotóxicos, e também a resistência de alguns setores em admitir os perigos da utilização dos agrotóxicos. Noedi fala ainda que deve haver mais esforços para oferecer alternativas e é nisso que o Fórum está trabalhando. Reitera que a expectativa é muito positiva em relação ao futuro, pois haverá encaminhamentos e estudos, include sobre a qualidade da água consumida.
A Toxicologista e Médica do Trabalho, Virginia Dapper palestrou sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde, alerta que os agrotóxicos podem gerar alterações crônicas, desde câncer, má formações, depressão: “A situação é bem preocupante, e para prevenir possíveis intoxicações é importante diminuir a exposição e consumo de alimentos que foram expostos a agrotóxicos” – destaca observando que o encontro foi muito produtivo, pois vem para proteger a saúde da população e todos estão de parabéns.
Também participaram do Ana Paula Carvalho de Medeiros, procuradora da república, Ana Maria Moreira Marchesan, procuradora de justiça, e Sérgio Poletto, secretário da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no Rio Grande Sul e Presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões.