Capacitação em Negociação Coletiva de Trabalho em Porto Alegre Fortalece Movimento Sindical dos Assalariados Rurais
Na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vacaria e Muitos Capões participou de uma importante capacitação e formação em Negociação Coletiva de Trabalho em Porto Alegre. O evento, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados Rurais – Contar em parceria com a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no Rio Grande do Sul (FETAR RS), contou com a presença do Presidente Sérgio Poletto, Anita Boschi e Lindomar de Lima Melo.
O presidente da Contar, Gabriel Bezerra, foi um dos palestrantes e enfatizou a necessidade de melhorar as condições de vida, trabalho e renda para os assalariados rurais. Ele destacou a importância do empoderamento dos dirigentes sindicais e assessores do movimento sindical para enfrentar os desafios e embates com o setor patronal. Gabriel ressaltou a importância do diálogo e da construção de alternativas para os trabalhadores rurais.
Gabriel Bezerra informou que este ano está sendo executada uma linha importante de ações e que a ideia é articular cursos estaduais de três dias com o tema principal Negociação Coletiva.
O Presidente da Contar anunciou que este é um debate relevante que ocorrerá em todo o Brasil e que a articulação visa a formações em um grande roteiro com o tema: Jornada Formativa. O objetivo é levar informações e ouvir os dirigentes e assessores do movimento sindical que realmente fazem as coisas acontecerem em cada município, em cada rincão, em cada localidade do Brasil.
Esta iniciativa é crucial para fortalecer o movimento sindical dos assalariados rurais e garantir melhores condições de trabalho e vida para esta importante categoria profissional. A capacitação e formação dos dirigentes sindicais e assessores são fundamentais para enfrentar os desafios e buscar melhorias contínuas para os trabalhadores rurais em todo o país.