AVANÇOS E DESAFIOS NA PAUTA SÃO DESTAQUES EM REUNIÃO DA FETAR-RS
Encontro Semestral da entidade trouxe análise das estratégias utilizadas para beneficiar os trabalhadores diante dos desafios.
A FETAR/RS realizou na última semana reunião Semestral da entidade, o Presidente do STR de Vacaria e Muitos Capões Sérgio Poletto que ocupa a Vice presidência daquela entidade participou e destacou que a direção da Fetar-RS entende nesse ano houve avanços, porém com desafios, onde foi preciso de utilizar de novas estratégias em prol dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Estado do Rio Grande do Sul. “A direção entende que juntos, fortalecemos a luta por condições justas e dignas de trabalho, promovendo a valorização e o reconhecimento dos assalariados rurais” – observa Poletto.
Na reunião participou também o Secretário Geral da Fetar Nelson Wild que coordena Departamento das Negociações Coletivas de Trabalho, ele fez uma avaliação e perspectivas das negociações e o que se espera para 2025. Ele acredita que foram feitas boas negociações dos acordos coletivos de trabalhos. Enfatiza que se conseguiu praticamente renovar 100% das convenções e dos acordos coletivos de trabalho, todos praticamente com índices superiores aos índices oficiais, sempre respeitando a demanda que é a reposição para categoria e também o ganho real. Wild fala também que “com alguma dificuldade se avançou mais na questão de segurança saúde trabalhador, em função das questões sobre intoxicações por agrotóxicos e agentes químicos, conseguimos assinar e colocar isto no papel os cuidados que deve ter o empregador e os seus empregados quando se vive situações extremadas. Através das convenções se conseguiu produzir bons acordos coletivos” – pontua Wild.
O Presidente da FETAR-RS, João Cezar Larrosa fala da importância que entidade que representa os trabalhadores assalariados rurais tem dentro do sistema de trabalho por conta disso há grande expectativa de fazer 2025 muito próspero para os associados, sempre defendendo os assalariados rurais. Larrosa, destaca que Sérgio Poletto passa a desempenhar também, um importante papel com trabalhadores assalariados rurais, migrantes, especialmente do Mercosul, e a partir dessa reunião, Poletto passou a ficar como representante da Fetar junto à questão dos imigrantes que vem trabalhar dentro do Estado do Rio Grande do Sul, ele enfatiza que a função tem grandes responsabilidades, mas também sabemos da capacidade o que Sérgio Poletto tem e a FETAR acredita no bom trabalho que será desenvolvido. Ele finaliza, concluindo que para 2025 serão grandes os desafios, pois 2024 foi um ano atípico, de superação, de enfrentar as dificuldades com muito trabalho, com muita vontade e com otimismo. Para 2025, se espera também dar continuidade otimizando de forma mais objetiva, sempre defendendo os assalariados rurais do Rio Grande do Sul que é o nosso principal objetivo dentro das esferas de trabalho.