COMISSÕES
Mulheres
08 de março:
A comissão de mulheres que participa no Sindicato são 13 representantes de todas as comunidades. Faz um trabalho de comunicação, participação com as demais mulheres. Discutem o oito de março local e regional. Trabalham também para que se associem e tenham seus direitos garantidos e assegurados.
Aposentados
05 de outubro:
Trabalha-se a valorização da comissão e os demais aposentados nos seus direitos já conquistados e que juntos com os demais agricultores possamos assegurar esses direitos, participando no seu Sindicato como associado e conservando sua propriedade para uma sucessão rural.
Jovens:
Sucessão rural:
O trabalho com o jovem deve ser sempre para que se tenha uma sucessão rural, mas também precisa ter políticas públicas que incentive o jovem a permanecer no campo com uma vida digna e feliz. Assim acontecerá verdadeiramente a sucessão rural que queremos.
Secretaria Geral:
No Setor da Secretaria Geral do Sindicato são realizadas várias atividades tais como informações sobre bloco de produtor, CCIR, ITR, informações sobre documento de veículos, escrituras, contratos diversos, cadastros de parreiras e demais informações que os associados e agricultores necessitam. Também no Setor da Secretaria Geral são realizadas atividades inerentes ao próprio sindicato.
Secretaria Médica:
Com consultórios médicos e odontológicos instalados na sede do STR com atendimento diário, o setor funciona como suporte aos profissionais da saúde e dos associados, no que tange o agendamento das consultas, tanto da parte médica como odontológica.
Recepção/Balcão:
Além do recebimento das mensalidades sociais, contribuição sindical e contribuição confederativa do agricultor familiar, encaminhamentos de aposentadorias, averbações rurais, e demais benefícios do INSS voltados ao agricultor e pedidos de sementes de milho no Sistema Troca Troca.
Assalariados
Com o crescimento dos pomares de maçã, a produção de grãos e de pequenos frutos, foi preciso organizar um setor para cuidar dos assuntos relacionados aos assalariados rurais, como a necessidade urgente de organizar e buscar criar a data base para o trabalhador rural, categoria que cresce a cada ano, visando melhores salários e condições de trabalho.
Este setor funciona com o atendimento direto aos trabalhadores, dando informações, na homologação das rescisões de contrato, bem como todo o atendimento no que diz respeito à classe assalariada rural.
Cadastro
No STR são realizados o Cadastro do Segurado Especial e o Cadastro do Protetor Solar. Saiba como funciona cada um:
Segurado Especial
É realizado pelo sindicato com objetivo de comprovação da atividade rural, para amenizar a burocracia na solicitação do benefício de aposentadoria. O sindicato lança as informações cadastrais no sistema da previdência social e estas são cruzadas com outras informações presentes na base de dados do governo.
A partir da realização do primeiro cadastro do Segurado Especial, é necessário comparecer no sindicato anualmente, qualquer dia, com os documentos que comprovam sua atividade rural (ITR e bloco de Produtor) para efetuar a renovação do cadastro.
Documentação Necessária:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- ITR;
- Bloco de Produtor;
- Escritura da Terra;
- Carteira de Trabalho (se possuir);
- Carta de anuência (para assentados);
- Contrato de Arrendamento (para arrendatários);
Protetor Solar
Será disponibilizado para todos os agricultores com DAP.
O agricultor deverá comparecer no sindicato com os documentos pessoais (RG, CPF), comprovante de residência (conta de água ou luz) e Cartão SUS para realizar o cadastro seu e de cada membro nominado na DAP.
O cadastro será feito e encaminhado para a Secretária Municipal da Saúde. Depois de aprovado cada agricultor terá direito a 3 frascos de Protetor Solar por ano, de 4 em 4 meses.
Assistência Técnica
A assistência técnica rural é de fundamental importância para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária familiar, pois possibilita ao produtor a presença de um responsável técnico para orientação desde a gestão da propriedade, implantação de novos projetos, acompanhamento de culturas e animais e até mesmo ajuda na comercialização do que é produzido na propriedade.
Arquivo
O setor armazena documentação dos assalariados, como rescisões desde o ano de 1987. É responsável por toda a parte de cadastro de empregados e empregadores, gerando boletos da Contribuição Confederativa (mensalidade) e acompanhando todas as movimentações referentes aos pagamentos, cadastros e arquivos.
Habitação Rural
O STR encaminha os agricultores interessados a participar do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV que objetiva a construção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, por intermédio de operações de repasse de recursos do Orçamento Geral da União ou de financiamento habitacional com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, reduzindo o déficit habitacional rural.
Há ainda o Programa Nacional de Crédito Fundiário, PNCF que é outro programa do Governo Federal que permite aos Agricultores e Trabalhadores Rurais comprar um imóvel rural com um financiamento com juros reduzidos.