Produção leiteira em risco: Coordenador da Regional Sindical Campos de Cima da Serra alerta para crise no setor
Em entrevista ao programa Vida Rural , Adailton da Luz Costa, Coordenador do Sindical Regional Campos de Cima da Serra, expressou preocupação com o declínio da produção láctea na região. A declaração foi dada após uma reunião realizada na terça-feira, 14 de janeiro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lagoa Vermelha. O encontro reuniu lideranças sindicais que discutiram 13 pontos de pauta relacionados a agricultura familiar.
Adailton destacou que a bovinocultura de leite, outrara um dos pilares econômicos da região, está desaparecendo. “Em outros tempos, produzíamos muito leite aqui, mas essa realidade está mudando drasticamente”, lamentou. Ele aponta como um dos principais fatores o desinteresse dos jovens pela atividade. “A juventude não quer mais trabalhar com a cultura leiteira. Muitos tendem a migrar para outras áreas, enquanto os produtores mais velhos enfrentam dificuldades para continuar no setor.”
Outro problema relatado pelo coordenador é o custo elevado da produção em comparação com outras regiões. A prática do confinamento de vacas aumentar os custos, tornando o leite regional menos competitivo. Além disso, destacou que a importação de leite do Uruguai gerou forte impacto no mercado local, obrigando muitos produtores a abandonarem a atividade.
“Apesar de protestos no ano passado, a importação não foi totalmente controlada. A qualidade do leite nacional não deixa a desejar, mas a concorrência desleal prejudica quem trabalha aqui. Precisamos de políticas que valorizem a produção interna e incentivem o retorno das famílias ao setor”, afirmou Adailton.
Ele também chamou atenção para o desperdício de estruturas nas propriedades. “Muitas fazendas possuem equipamentos e espaços praticamente ociosos. Recentemente, visitei uma propriedade com toda a estrutura pronta, mas inutilizada.
Para reverter esse cenário, Adailton sugere maior investimento em incentivos para os jovens e programas que promovam a rentabilidade da atividade leiteira. “Demonstramos precisamente que a produção de leite é uma profissão digna e promissora. Com planejamento e políticas públicas adequadas, é possível recuperar a força desse setor em nossa região.”
A crise da produção leiteira reforça a necessidade de união entre produtores, sindicatos e governo para enfrentar os desafios e revitalizar essa importante atividade econômica. O STR de Vacaria e Muitos Capões participou da reunião com o presidente Sérgio Poletto.